Luiz-Olyntho Telles da Silva Psicanalista

 


ATIVIDADES PROFISSIONAIS


Apresentação @
Dados biográficos @
Publicações:    
 
Artigos @
Apresentação de livros @
Livros @
Traduções @
Conferências @
Ensaios psicanalíticos @
Ensaios de literatura @
Notas psicanalíticas @
Contos @
Crônicas @
Atividades @
Comentários e contato @
Fortuna crítica @
Fotos @
Links @




PRÁTICA CLÍNICA
 
Mantenho atendimento diário, de segunda a sexta-feira, às pessoas com as mais diferentes formas de sofrimento psíquico. Atendo em Porto Alegre, bairro Petrópolis, na Av. Pirapó, nº 21, com hora marcada pelos telefones 51 3333 3957 e 9977 9550. - Adoto o pressuposto de que cada caso é um caso diferente do outro; isso para todos os aspectos envolvidos em um tratamento. Acredito, como ponto de partida, que todos têm o direito de ser escutados. 
*
CONTROLE DE CASOS
Esta prática é destinada a Colegas e também a Psicanalistas em Formação. Em minha prática faço uma distinção entre 'supervisão' e 'controle', entendendo que nestes casos, mais do que assumir uma posição de visão superior, trata-se antes de de manter sob controle o desejo do analista, conceito desenvolvido por Jaques Lacan e responsável pela prossecução de uma análise. - Também atendo com hora marcada pelos números acima. 
*
DOCÊNCIA
Minhas atividades docentes estão ligadas principalmente à Biblioteca Sigmund Freud. Embora esteja sempre respondendo a novos convites, é aí que concentro meu ensino mais regular.

Coordeno aí Grupos para leitura de Freud e Lacan e também de clássicos da literatura. Já lemos A Divina Comédia, a Odisseia e, ultimamente, o Dom Quixote.

Palestras e depoimentos:
- Depoimento sobre o Finnegans Wake, de James Joyce, 1ª parte;  2ª parte.
DECLARAÇÕES

INVESTIGAÇÃO

A FORMAÇÃO DA CULTURA

Projeto de entrevistas com intelectuais  

Estas entrevistas buscam saber quais as influências, os episódios que marcaram a vida dos principais intelectuais riograndenses - desde meu ponto de vista e de minha oportunidade -, que os levaram a trilhar o caminho da cultura.
Com esse propósito, foram já entrevistados, desde maio/23, mensalmente, Armindo Trevisan, Maria do Carmo Campos, Luiz Antonio de Assis Brasil, Tabajara Ruas, José Eduardo Degrazia, Élvio Vargas, Luís Dill e Leonardo Brasiliense.

Para assistir as entrevistas no YouTube, e conhecer um pouco desses autores, basta dar um clique no asterisco *
  Conheça a