Luiz-Olyntho Telles da Silva Psicanalista

Abertura

Biografia

Publicações

Traduções

Textos:
 - Psicanalíticos
 - Crítica
 - Contos
 - + recente

 Fortuna crítica

 Comentários

 Atividades

 Links

 Contato

5                                      LEITURAS:
           JANELAS PARA O MUNDO


Programa mensal de leituras
 na Saraiva MegaStore,
 do Moinhos Shopping
 (
Olavo Barreto Vianna, 36 – 3º piso),
 em Porto Al
egre.
Sempre na terceira quinta-feira de cada mês.
(Em junho, excepcionalmente, na quarta-feira)


No próximo dia 16 de junto, por exceção à regra, na terceira quarta-feira do mês, das 19h30 às 20h15, teremos o quinto encontro do programa mensal Leituras: janelas para o mundo. O programa aborda livros surpreendentes, valorizando escritores de todos os tempos que nos ajudam a compreender o mundo em que vivemos.

O conceito de janela é o de uma abertura para um outro lugar: ora para a alma, ora para o mundo, que poderá ser também uma espelho da alma. Trata-se sempre de paisagens emolduradas pelas circunstâncias, ao ponto de moldura e paisagem formarem um só quadro, como diria Magritte.

As leituras são conduzidas por Luiz-Olyntho Telles da Silva, psicanalista e escritor. Na busca da estética do texto, os comentários darão atenção às fontes e a sua estrutura.

O romance de junho será Ulisses, de James Joyce. Publicado pela primeira vez em 1922, com dificuldades - por ocasião de seu lançamento -, de liberação por parte da censura, em diversos países, este romance terminou por influenciar a literatura do mundo inteiro, continuando sempre aberto a novas leituras e interpretações. Se as rupturas na cultura sobrevêm das paródias, ao parodiar A Odisseia de Homero, Joyce modificou também o próprio conceito de paródia. Em português, temos duas traduções, uma de Antônio Houaiss, de 1996, e outra, mais recente, de Bernardina da Silveira Pinheiro, de 2005.

Depois de termos visitado Budapeste, seu Jardim Botânico e um terreno baldio entre as ruas Maria e Paulo, no dia do Bloomsday, 16 de junho, passearemos por Dublin, na Irlanda. Para entrar no clima irlandês, veja um poco de sua música e dança (clique aqui
, e depois passe para tela grande)

 

A condição humana
Magritte: A condição humana, 1933.
National Gallery of Art, Washington, EUA



Dia 21 de janeiro:  O silêncio da Chuva / L.A.Garcia-Roza

Dia 18 de março:  A casa de papel / Carlos María Domínguez

Dia 15 de abril: O senhor embaixador / Erico Verissimo

Dia 20 de maio: Os meninos da Rua Paulo / Ferenc Molnár



PRÓXIMA:

Quarta-feira
Dia 16 de junho, das 19h30 às 20h45:
ULISSES
de James Joyce

Rio de Janeiro, Objetiva, 2005